top of page

Veja a importância de fazer uma consultoria em dimensionamento térmico


Os sistemas de climatização são vistos como os vilões das contas de energia, devido ao seu elevado consumo de energia elétrica. Porém, ele não precisa sair tão caro aos bolsos dos clientes. Além de se atentar para o selo do Inmetro e uso consciente, existe um passo muito importante que começa na escolha do equipamento e na consultoria de dimensionamento térmico, para que o estudo do ambiente mostre qual será o aparelho ideal.


A potência de um ar-condicionado é medida em BTUs, a medição dada para o tamanho da potência que seu aparelho tem de resfriamento. Quanto maior for a capacidade de um aparelho, maior será a potência elétrica demandada por ele, ou seja, quanto maior a capacidade, maior será o consumo de energia elétrica em determinado tempo.


E aí que entrará a consultoria de dimensionamento térmico, pois trata-se de adequar a refrigeração à quantidade de calor gerada no ambiente em que será instalado, calculando a carga térmica. A carga térmica é a quantidade de energia que deve ser retirada de um determinado local para promover conforto térmico aos usuários daquele ambiente.


Durante uma consultoria de dimensionamento térmico, são realizados cálculos de climatização nos quais se levam em conta diversos fatores do ambiente de instalação, entre eles estão:


- A área do ambiente, em metros quadrados;

- O tipo de material das paredes e teto;

- A quantidade e a potência dos aparelhos eletrônicos, incluindo lâmpadas, existentes no espaço;

- Período de exposição solar;

- O número e o tamanho de aberturas no ambiente, como portas e janelas;

- O número de pessoas no ambiente e o tipo de atividade exercida por elas, a fim de considerar o nível de agitação.


Dentro disso, conseguimos ver que com um dimensionamento correto, é possível economizar energia, escolher um aparelho adequado para o ambiente e que consiga uma boa refrigeração.


Comentários


bottom of page