top of page

Selo Procel sinaliza a eficiência energética e gera economia


A etiqueta do selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) fixada nos aparelhos de ar condicionado e em outros eletrodomésticos é uma forma de sinalizar ao consumidor em que escala de eficiência energética e economia o aparelho se enquadra, variando de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Essa também uma forma de incentivar as indústrias a produzir equipamentos mais econômicos do ponto de vista da utilização de recursos naturais.


A eficiência energética favorece o meio ambiente porque usa menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Ou seja, utiliza de forma otimizada os recursos energéticos disponíveis.


Para o consumidor, essa economia se dá de duas formas: tanto na fatura de energia elétrica quanto em longo prazo, já que quanto maior a eficiência energética, maior a vida útil do aparelho. De acordo com estimativa do Inmetro, quem adquire um aparelho com Selo Procel A, pode poupar até R$600 por ano. O cálculo considerou o consumo médio de uma família de três a cinco pessoas que moram em um imóvel de dois quartos.


Os parâmetros avaliados para a classificação do Selo de cada equipamento consideram os Critérios Específicos para Concessão do Selo, que consta no Regulamento Selo Procel de Economia. Os testes são rigorosamente realizados em laboratório idôneo, indicado pelo Procel.


Além da economia financeira, a escolha por equipamentos com Selo Procel A, que são os mais eficientes, evita investimentos desnecessários em geração, transmissão e distribuição de energia, estimulando a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo assim, para o desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.


Fonte: Novva Comunicação

Comentarios

No se pudieron cargar los comentarios
Parece que hubo un problema técnico. Intenta volver a conectarte o actualiza la página.
bottom of page