top of page

Saiba a importância do PMOC e quando deve ser regularizado


PMOC

O PMOC, Plano de Manutenção, Operação e Controle, é de extrema importância para o seu negócio, pois ele é um plano que regulamenta a manutenção de forma preventiva e corretiva. Essa manutenção se dá em instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes.


Além disso, outro fator que mostra a importância desse plano é que ele visa à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes. A carga térmica será estipulada em cada equipamento e o PMOC atribui as datas de verificação e execução de correções técnicas em cada ponto do sistema de climatização.


O que destaca sua importância também é o fato de ser obrigatório. Isso se tanto empresas públicas quanto privadas, possuírem ambientes climatizados e apresentarem no local carga térmica igual ou superior a 60.000 Btus. Mas, essa lei também vale para ambientes climatizados de uso restrito, como laboratórios, hospitais e outros.


Vale se atentar também ao prazo de validade do PMOC. Alguns dos documentos que compõe o PMOC têm a validade da rotina de menor prazo estabelecido, sendo uma periodicidade de 30 dias. Ou seja, o relatório tem a mesma validade devendo sempre ser renovado e contemplar todas as rotinas de serviços executados naquele mês.


Comentarios


bottom of page