top of page

Razões para regularizar o PMOC da sua empresa


PMOC

O PMOC é um Plano de Execução, Operação e Controle, exigido pela Portaria 3.523/MS. Ele estipula quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de climatização da empresa. Além disso, também é especificado qual o número de ocupantes de cada ambiente que está sendo refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade que é feita no local.


Essa lei, que começou a valer a partir de 2018, tem como objetivo garantir a boa qualidade do ar e eliminar ou minimizar os potenciais riscos à saúde das pessoas que ficam nesses espaços. Embora a obrigatoriedade do PMOC tenha sido fixada em 2018, antes disso, muitas empresas já adotavam o plano de manutenção em seus sistemas de refrigeração, devido às vantagens proporcionadas por ele.


Veja as principais razões para a sua empresa ficar em dia com o PMOC:


– Obrigatoriedade de adequação à Lei 13.589/2018.

– Melhoria da qualidade do ar interno, evitando a concentração de ácaros, fungos, mofo e bactérias.

– Preservação do rendimento e funcionamento adequado do equipamento.

– Ação preventiva em peças que apresentam desgaste natural, evitando quebras e equipamento parado.

– Prorrogação da vida útil do equipamento.

– Promoção de melhor qualidade do ar evitando doenças respiratórias.

– Regularização da lei, sendo que o descumprimento da mesma pode acarretar em multa de até R$ 200.000,00 e dependendo a área de atividade da empresa chegar a 1,5 milhão, e processos judiciais.


Não deixe de regularizar o PMOC da sua empresa, pois os prejuízos podem ser além das multas, afetando a saúde das pessoas e causando danos sérios às suas vidas. Conte com a Mult-Tec para a regularização do PMOC da sua empresa.


Opmerkingen


bottom of page