Saiba qual o melhor sistema de climatização para a sua empresa
Se escolher o aparelho de ar condicionado para uma residência é uma tarefa que envolve informação e pesquisa, definir o aparelho e sistema de climatização ideal para uma empresa ou indústria também exige um amplo conhecimento técnico. Um bom projeto vai garantir que a refrigeração do local seja satisfatória e não haja consumo excessivo de energia.
Antes de escolher o aparelho ideal, é preciso fazer um cálculo, em BTU, da medida de potência do aparelho em relação ao ambiente em que ele será colocado. Ao realizar essa tarefa, o profissional especializado leva em conta diversos fatores. Dentre eles, estão: incidência solar, quantidade de equipamentos que emitem calor, quantidade de pessoas no ambiente, tamanho do ambiente, entre outros.
Para ilustrar, um cálculo simples: a carga média de um ambiente é perto de 600 BTU/h por m², considerando que neste ambiente frequentem apenas duas pessoas. Ou seja, para um ambiente de 20 m² com duas pessoas, a potência necessária seria de 12.000 BTU/h. Para cada pessoa a mais ou equipamentos que irradiem calor, deve-se somar mais 600 BTU/h.
Em relação ao equipamento, as opções são um aparelho convencional ou um sistema mais moderno, o inverter. Os modelos convencionais utilizam a unidade condensadora em um sistema liga-desliga. Ou seja, quando ativado, o motor funciona em capacidade máxima até atingir a temperatura solicitada e então desliga, retomando sua operação apenas quando o ambiente esquentar ou esfriar mais de dois graus célsius. Dessa forma, geram picos de energia que os tornam menos eficientes energeticamente.
Já os modelos inverter se adaptam à temperatura ambiente. Os motores/compressores determinam a potência a ser utilizada de acordo com a variação entre a temperatura externa e a desejada pelo usuário. Essa alteração do nível de potência do equipamento garante uma economia de até 60% quando comparado aos modelos convencionais. No caso de empresas que dependem do sistema de climatização, essa economia pode fazer uma grande diferença.
Além disso, para ambientes ou conjunto de ambientes que possuam sistemas com capacidade superior a 60.000 BTU/h, é obrigatória a aplicação do plano de manutenção preventiva e corretiva conhecido como PMOC, que deve ser assinado por um engenheiro e deve conter informações e dados referentes a possíveis falhas, índices de sujeira e outros fatores. Com essas informações, o técnico especializado deverá avaliar o equipamento e efetuar os reparos e substituições necessárias.
Apesar de um projeto de climatização poder ser contratado a qualquer momento, o ideal é que ele seja feito em parceira em parceria com as decisões do engenheiro ou arquiteto responsável.
É imprescindível que o projetista comece atuando na fase de concepção, analisando e arquitetando os espaços necessários para o local de instalação dos equipamentos externos e internos, levando em consideração muitos fatores, como locais de exposição ao sol e os de melhor ventilação.
Uma contratação tardia poderá trazer inúmeras dificuldades de ajustes e impedir uma climatização adequada para o seu ambiente, comprometendo a parte da análise e causando possíveis problemas durante a instalação.
Precisa de um projeto de climatização para a sua empresa? Conte com a Mult-Tec! Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Mult-Tec entende e atende as necessidades de seus clientes, gerando soluções eficientes na implantação, gerenciamento de climatização de empresa, usinas, hospitais, lojas, supermercados, estabelecimentos comerciais e industriais. Tudo isso atendendo os padrões de segurança nacionais e internacionais.
Precisa de uma climatização perfeita para fazer a sua empresa decolar? Entre em contato: (17) 3223-4204 | www.multtecriopreto.com.br
Comments