top of page

Porque a manutenção preventiva em ar-condicionado é importante?


Muita gente só lembra de fazer manutenção em aparelhos de ar condicionado quando eles já apresentam algum problema. Fazendo uma manutenção preventiva, além de evitar qualquer risco de transtorno maior, a pessoa também acaba minimizando os gastos a longo prazo. Uma pequena despesa agora para manter tudo em dia evita uma grande despesa futura por descuido.

E também é preciso lembrar: quanto maior for o uso do equipamento, maior deve ser a frequência da manutenção. Em sistemas comerciais e industriais, ambientes de trabalho onde o dia a dia é agitado e os responsáveis costumam reservar pouco tempo para conferir detalhes como esse, a atenção precisa ser redobrada.

Na média, quanto se trata de instalações comerciais e industriais, recomenda-se que a parte externa (cabos, suporte, capacitores, serpentinas, compressores, etc.) dos equipamentos sejam revistas mensalmente (ou conforme as condições do local onde se encontra), enquanto a tubulação, ao menos uma vez ao ano.

Já a parte interna do ar-condicionado exige mais cuidados, como o filtro da poeira, que deve ser revisado semanalmente, e os equipamentos de drenagem, que precisam ser olhados uma vez ao mês. Itens como cabos elétricos, filtros de vitamina C e carvão ativado podem ser checados a cada seis meses.

E uma manutenção minuciosa precisa ser feita por um especialista. Por isso, a Mult-Tec oferece profissionais capacitados para realizar manutenção preventiva em quaisquer sistemas de climatização e refrigeração.

Comentarios


bottom of page