top of page

Incêndio no Museu Nacional teve início com ar-condicionado de auditório


O incêndio que assolou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro do ano passado, começou devido a uma sobrecarga em um ar-condicionado presente no auditório do primeiro andar do prédio, localizado na Quinta da Boa Vista. É o que aponta o laudo da Polícia Federal apresentado na manhã do último dia 4.

De acordo com os peritos, a falha existiu porque o aparelho estava instalado de forma irregular em relação às normas do fabricante. “Cada máquina tem uma especificação do tipo de disjuntor individual. Ou seja, deveria ter um disjuntor para cada ar condicionado. No caso específico do auditório, era um disjuntor para três máquinas. Não estava seguindo a recomendação do fabricante”, informou o perito criminal Marco Antônio Zatta.

Segundo Zatta, o aterramento também foi outra causa do acidente. “Ele (o aterramento) havia sido feito na parte externa, mas não na interna. Foi feito pela metade”, explicou. Os peritos também afirmaram que nem todas as câmeras do Museu Nacional funcionavam no momento da tragédia, e nenhuma delas foi capaz de flagrar o momento de início do acidente.

Nos dias seguintes ao incidente, sete peritos – sendo três especializados em incêndio, dois em local de crime e outros dois em audiovisual e fotogrametria - formaram uma equipe que atuou diretamente no local para a colheita de evidências. Alguns outros também colaboraram posteriormente com a análise do material.

Dessa forma, acabou sendo descartada a possibilidade de incêndio criminoso ou até mesmo a queda de um balão. A conclusão feita pelos peritos será usada como base para a Polícia Federal na acusação de possíveis responsáveis pela tragédia, que podem, inclusive, responder criminalmente. O incêndio acabou consumindo grande parte do acervo do Museu Nacional, composto por 12 mil peças.

A Mult-Tec é, há 20 anos, uma empresa especialista em desenvolver projetos, instalar equipamentos, PMOC, manutenção preventiva e corretiva em sistemas de ar condicionado, com o objetivo de atender as necessidades do cliente, minimizando quaisquer riscos de acidentes e gerando soluções com alto desempenho de conforto e qualidade ambiental, implantação, gerenciamento e eficiência energética.

コメント


bottom of page