A importância do dimensionamento térmico para o bom desempenho do ar-condicionado
A implantação de um sistema de climatização eficiente envolve muito mais do que se pode imaginar. O planejamento é fundamental, o que demanda muitos cálculos e considera diversos aspectos.
A carga térmica, principal fator a ser considerado, é definida como a quantidade de calor, por unidade de tempo, que entra ou é gerada no ambiente, somando todas as formas de calor. O erro no cálculo da carga térmica pode sobrecarregar o trabalho do aparelho, aumentando o consumo de energia e diminuindo sua vida útil.
Em um ambiente industrial, onde frequentemente há processos nos quais o controle de temperatura é fundamental, o mau dimensionamento da carga térmica prevista pode afetar diretamente a produtividade, ou mesmo a qualidade do produto final.
O cálculo da carga térmica adequado leva em consideração as possíveis oscilações que podem ocorrer, em função de fatores como: diferença de temperatura entre as estações do ano, número de equipamento ligados, aumento da produção, isolamento do local, variações no número de funcionários etc.
Portanto, investir em um projeto rigoroso é tão ou mais importante do que a qualidade do próprio equipamento. É importante respeitar as condições previstas no projeto, observando também as oscilações inesperadas dos parâmetros estabelecidos, para que qualquer problema pontual seja corrigido a tempo de evitar desgastes.
Commentaires