5 dicas para diminuir o consumo de energia do ar-condicionado
O ar-condicionado ainda acaba sendo visto por muitos como um dos grandes inimigos da conta de energia, mas não precisa ser necessariamente assim. Muito também depende da forma como o aparelho é usado no dia a dia. É possível manter um ambiente agradável e na temperatura ideal de forma que não haja nenhum susto com a fatura no fim do mês.
Para isso, no entanto, é fundamental a colaboração dos consumidores do equipamento. Aliando o conforto térmico com o uso consciente, as preocupações são bem menores com a conservação e a economia do aparelho.
Veja 5 dicas para diminuir o consumo de energia do ar-condicionado:
1- Faça manutenções periodicamente
Se bem cuidado, o motor do ar-condicionado não será desnecessariamente forçado e, consequentemente, o consumo de energia será menor. Por isso, a manutenção preventiva periódica é necessária – desde a básica checagem dos filtros até a análise mais interna do equipamento. Faça-a sempre seguindo os prazos.
2- Evite o liga e desliga do aparelho
Quando for se ausentar do ambiente por um tempo maior, é recomendado desligar o ar-condicionado. Se for o caso de querer voltar a ligá-lo em questão de minutos, porém, o melhor é nem desligar. Esse liga e desliga faz o aparelho ser mais exigido e, consequentemente, consumir energia desnecessária em excesso.
3- Mantenha portas e janelas sempre fechadas
Quanto mais abertas as entradas e saídas do ar do ambiente estiverem, mais tempo o ar-condicionado vai levar tentando atingir a temperatura desejada, já que o ar do ambiente externo, não climatizado, estará percorrendo pelo local. Consequentemente, mais energia o equipamento vai consumir – muitas vezes sem conseguir chegar à temperatura configurada, dependendo de qual for ela e da temperatura do ar externo. Isso também compromete a vida útil do aparelho.
4- Evite qualquer obstrução da circulação de ar da condensadora
A instalação do ar-condicionado é um aspecto importantíssimo para o seu funcionamento correto, econômico e sustentável. A condensadora, parte que retira o ar quente do ambiente de dentro para fora, precisa estar completamente livre para circular esse ar. Caso seja obstruída, também irá forçar mais o motor e levar mais tempo para atingir a temperatura desejada – reduzindo a sua eficiência e, dessa forma, também gastando mais energia.
5- Fuja do sol
As partes externas do ar-condicionado precisam estar sempre protegidas dos raios solares, já que o seu superaquecimento compromete o desempenho e faz consumir mais energia. Porém, essa proteção (seja um telhadinho, uma grade ou afins) não pode obstruir a grade de ventilação. A incidência do sol dentro do ambiente no qual o ar-condicionado está operando também dificulta seu desempenho. Com a maior temperatura, ele é forçado a trabalhar mais e, consequentemente, consumir mais. O ideal é proteger o ambiente ao máximo fechando janelas, portas, cortinas e persianas.
Comments