top of page

Conheça a função do dimensionamento térmico




A importância de uma climatização eficiente envolve muitos cálculos. A carga térmica é definida como a quantidade de calor, logo qualquer erro no projeto em geral, pode aumentar o consumo de energia, sobrecarregar o trabalho do aparelho e diminuir a vida do ar-condicionado.


O bom funcionamento de um aparelho de ar condicionado está, entre outros fatores, relacionado ao dimensionamento correto da potência. Isso é: a quantidade de BTUs que o ambiente precisa.

Para definir a quantidade de BTUs correta para um ambiente, é necessário levar em conta o tamanho do local, a quantidade de pessoas que costumam transitar ali, o número de aparelhos eletrônicos, a quantidade de janelas, entre outros.

Para que todo o ambiente fique ventilado do jeito certo, o cálculo da carga térmica leva em consideração algumas oscilações que podem ter no espaço, como: diferença na temperatura entre as estações do ano, números de funcionários, isolamento do local e aumento de produção.


Em ambientes industriais, o mau uso do dimensionamento térmico, pode afetar a qualidade dos produtos entregues, já que a temperatura do ambiente pode atrapalhar algumas fases do processo.


Por isso, o projeto de investimento em cálculos deve ser tão intenso quanto a pesquisa do ar-condicionado. É importante seguir à risca tudo que está no projeto, para que a vida do equipamento seja aproveitada ao máximo.


Комментарии


bottom of page