top of page

A importância da climatização no ambiente industrial


Quando falamos de indústria, é preciso ter em mente que uma boa qualidade do ar do ambiente é indispensável para manter o bem-estar e bom desempenho dos trabalhadores. Portanto, é muito importante que o responsável esteja sempre atento às condições do climatizador, para assegurar que o aparelho desempenhe corretamente o seu papel, atendendo a todos os fatores envolvidos na segurança do trabalho.


O baixo rendimento dos seus trabalhadores pode não ser apenas preguiça ou falta de compromisso com o trabalho: a climatização do ambiente afeta diretamente o desempenho. Isso vai muito além de manter o ambiente refrigerado ou aquecido. O sistema de climatização também é responsável por manter equilibrado o nível de umidade, por exemplo. Do contrário, além de gerar desconforto, a climatização inadequada pode ocasionar problemas de saúde, resultando em faltas e comprometendo a produção.


Além disso, quem trabalha em ambiente industrial está constantemente exposto a partículas tóxicas e compostos químicos; se a ventilação no ambiente não for adequada, muitos são os riscos para a saúde dos trabalhadores, aumentando ainda mais as chances de afastamento por questões de saúde e mal-estar físico.


Estar diariamente exposto à má qualidade de ar pode resultar em sintomas como:


- Dermatites;

- Congestão nasal;

- Irritação nos olhos;

- Falta de disposição;

- Tonturas e náuseas;

- Dores musculares e fadiga;

- Doenças respiratórias como tuberculose, sinusite, rinite, asma e gripes.


Qual a melhor opção para industrias?


Sistemas de ar condicionado comuns não são suficientes para um ambiente industrial, pois a função necessária não é somente refrigerar, mas sim proporcionar a renovação do ar de um ambiente que normalmente concentra grande quantidade de pessoas e máquinas. Essa é a função do climatizador: manter a temperatura homogênea ao mesmo tempo em que renova constantemente o ar.


Os climatizadores evaporativos com grande capacidade de vazão são mais indicados, pois consomem menos energia e ainda exigem menos manutenções.


Fonte: Novva Comunicação.

Comments


bottom of page