É possível que uma cidade não precise de ar-condicionado?
Com o clima de nossa região fica difícil imaginar que, em algum lugar do mundo, existam cidades onde o ar condicionado não seja tão necessário. Por incrível que pareça, esses lugares existem sim; mas não por muito tempo.
Em um levantamento realizado pelo jornal The Guardian, foi listada uma série de lugares onde não há, em nenhuma época do ano, uma extrema necessidade dos condicionadores de ar, tanto no frio quanto no quente. Porém, também foi constatado pelo mesmo portal que, com o passar do tempo e com o aumento do efeito estufa, essa realidade tende a mudar cada vez mais e mais rápido.
Na lista criada pelo portal, esses lugares foram separados em 4 categorias: a primeira são as cidades onde é necessário pelo menos um condicionador de ar para a refrigeração. Esses são os locais em que o inverno não é tão frio, mas que o verão costuma ser bastante quente.
A segunda categoria é o contrário, onde as cidades em questão possuem um inverno muito frio e o verão mais ameno, necessitando apenas de aquecimento. Já a terceira são os lugares que têm estações bastante definidas, possuindo um verão quente e inverno frio, tendo uma necessidade tanto de se aquecer quanto se resfriar.
Mas é a quarta categoria que mais impressiona. Existem sim cidades onde, pelo menos em tese, as temperaturas são tão equilibradas que acaba não sendo necessário utilizar condicionadores de ar, nem para esquentar e nem para refrescar os ambientes. Segundo a pesquisa feita pelo The Guardian, locais como esses possuem a máxima em torno de 28ºC no verão e mínima não menor que 7ºC no inverno.
Entre os lugares do mundo todo listados na pesquisa, duas cidades do Brasil se encaixam nessa última categoria: Curitiba e São Paulo. O que, com certeza, alguns podem alegar ser tão real quanto aponta a lista. Quem reside nesses lugares, sabe que na prática, nem sempre dá para dispensar o uso do ar-condicionado.
E a tendência é piorar: o aquecimento global já se tornou uma realidade que afeta o mundo todo, interferindo e muito nas mudanças climáticas. Portanto, não importa onde você esteja, pois até mesmo em lugares cuja temperatura costuma ser equilibrada, estamos cada vez mais sujeitos às mudanças climáticas.
Fonte: Novva Comunicação.
Comments