top of page

Uso do ar condicionado no inverno


A Mult-Tec é uma empresa localizada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Por enquanto, dá para dizer tranquilamente que por aqui o inverno ainda não deu as caras. O ar-condicionado tem trabalhado como no verão. Mas, em algumas regiões do país, o frio já está bem mais presente. E, se você pensa que é hora de deixar o ar-condicionado descansar, não é bem assim.

Quando se trata de ambientes públicos ou empresas, o ar-condicionado é indispensável para manter o local agradável aos colaboradores e clientes. E, além disso, é importante lembrar que ele tem outra função importante, que é de resfriar salas com equipamentos e/ou computadores, para não danificar os aparelhos.

Seja na empresa, ou em casa, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o ar condicionado no inverno é recomendado, pois o equipamento tende a manter a umidade relativa do ar em níveis que beneficiam a nossa saúde. A média fica entre 40% a 60% de umidade. Fungos e ácaros gostam de umidade abaixo de 40% e acima de 60%. Um ambiente climatizado o dia inteiro manteria umidade próximo a 50%, reduzindo a proliferação destes contaminantes prejudiciais à saúde.

Por outro lado, um ar-condicionado carente de manutenção, pode se tornar prejudicial. Os períodos de manutenção não devem ultrapassar 30 dias no verão e 60 dias no inverno. Já a temperatura ideal dos equipamentos no inverno deveria ficar na média de 23,5°C, que é uma temperatura considerada agradável ao corpo humano, independente da estação.

Fonte: Novva Comunicação

Comments


bottom of page